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19-06-2018

UA participou em projeto que apoiou regeneração da indústria têxtil.



Projeto para a Regeneração da Indústria Têxtil Portuguesa apoiou 20 projetos e traçou perfil do empreendedor português com apoio da Universidade de Aveiro.

Ao fim de quase dois anos de trabalho com empresas, ideias e projetos, o projeto Regeneração da Indústria Têxtil (R’ITV) chega ao fim com resultados considerados “extremamente positivos”.

Há 20 projetos que foram apoiados, outros premiados; um retrato mais lúcido do perfil dos empreendedores nacionais num dos clusters mais competitivos do mundo; dados expressivos sobre o investimento em I&D e qual o posicionamento do setor em Portugal relativamente à Galiza.

Entre os projetos premiados está, entre outros, o de Sónia Ferreira, que criou um adesivo têxtil, com nanotecnologias, sem cola; o de Hugo Miranda, que se afirma pela conceção de roupa inteligente; a Têxtil Penedo, com 95 trabalhadores, e que está a conceber tecidos com efeitos luminosos para lar e decoração; Daniela Sá, com todo o tipo de artigos de moda em cortiça; a Nazareth Collection, que utiliza uma fotografia para cada padrão de peça de vestuário ou a conhecida Mónica Ferreira, que faz furor entre os pais com os lençóis que previnem a asfixia dos bebés.

Promover o Empreendedorismo Inovador, Qualificado e Criativo na Fileira Têxtil e Vestuário foi o objetivo cimeiro do projeto de Regeneração da Indústria Têxtil e Vestuário, de forma a dinamizar o ecossistema empreendedor desta fileira, para facilitar o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização.

Durante quase 2 anos, diversas entidades como a Astrolábio, SA, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, MyPlace, Modatex, a Comunicadores & Associados, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Atlântico Business School (ABS), entre outras, em conjunto com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), escrutinaram potenciais ideias de negócio qualificados do sector, mapearam oportunidades a empreender e traçaram o perfil do empreendedor na fileira ITV.

 

 


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